Bem-vindos ao blog Vitor Boal

Onde você vai encontrar tudo que gosta!

domingo, 3 de junho de 2012

Paul ou John?

Olá pessoal!

Hoje vou fazer uma coluna dizendo qual é o melhor Beatle, John Lennon ou Paul McCartney? Podemos começar dizendo que os dois foram os Beatles mais inovadores da banda, mas agora, vamos ver o que os dois compositores tem de oferecer.



John Lennon:



John Winston Lennon [1]MBE (Liverpool, 9 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980) foi um músico, compositor, escritor e ativista britânico.

John Lennon ganhou notoriedade mundial como um dos fundadores do grupo de rock britânico The Beatles. Na época da existência dos Beatles, John Lennon formou com Paul McCartney o que seria uma das melhores e mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney. John Lennon foi casado com Cynthia Powell, e com ela teve o filho Julian. Em 1966, conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono. Em 1968, Lennon e Yoko produziram um álbum experimental, Unfinished Music No.1: Two Virgins, que causou controvérsia por apresentar o casal nu, de frente e de costas, na capa e contracapa. A partir deste momento, John e Yoko iniciariam uma parceria artística e amorosa. Cynthia Powell pediu o divórcio no mesmo ano, alegando adultério. Em 1969, o casal se casou numa cerimônia privada no rochedo de Gibraltar. Usaram a repercussão de seu casamento para divulgar um evento pela paz, chamado de "Bed in", ou "John e Yoko na cama pela paz", como um resultado prático de sua lua-de-mel, realizada no Hotel Hilton, em Amsterdã. No final do mesmo ano, Lennon comunicou aos seus parceiros de banda que estava deixando os Beatles. Ainda no mesmo período, Lennon devolveu sua medalha de Membro do Império Britânico à Rainha Elizabeth,[2] como uma forma de protesto contra o apoio do Reino Unido à guerra do Vietnã, o envolvimento do Reino Unido no conflito de Biafra e "o fraco desenvolvimento de Cold Turkey nas paradas de sucesso".

Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou oficialmente o fim dos Beatles. Antes disso, John Lennon havia lançado outros dois álbuns experimentais, Life with lions e Wedding album. Também lançara o compacto "Cold Turkey" e o disco ao vivo Live peace in Toronto, creditados à banda Plastic Ono Band, com a participação de Eric Clapton. No final do ano, sai o primeiro disco solo de Lennon, após o fim dos Beatles: John Lennon/Plastic Ono Band, que contou com a participação de Ringo Starr, Yoko Ono e Klaus Voormann.

Durante a década de 1970, John e Yoko envolveram-se em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã. Seu envolvimento com líderes da extrema-esquerda norte-americana, com Jerry Rubin, Abbie Hoffman e John Sinclair, além de seu apoio formal ao Partido dos Panteras Negras, deu início a uma perseguição ilegal do governo Nixon ao casal. A pedido do Governo, a Imigração deu início a um processo de extradição de John Lennon dos EUA, que durou cerca de três anos, período em que John ficou separado de Yoko Ono por 18 meses, entre 1973 e 1975.

Após reconciliar-se com Yoko, vencer o processo de imigração e conseguir o Green Card, Lennon decidiu afastar-se da música para dedicar-se à criação de seu filho Sean Taro Ono Lennon, nascido no mesmo dia de seu aniversário, em 1975. O casal voltou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum, Double Fantasy, lançado em novembro. Era como um recomeço. Porém em 8 de dezembro do mesmo ano, John foi assassinado em Nova York por Mark David Chapman, quando retornava do estúdio de gravação junto com a mulher.

Dentre as composições de destaque de John Lennon (creditadas a Lennon/ McCartney) estão "Help!", "Strawberry Fields Forever" e "All You Need Is Love", "Revolution", "Lucy in the Sky with Diamonds", "Come Together", "Across the Universe, "Don't Let Me Down" e na carreira solo "Imagine", "Instant Karma!", "Happy Xmas (War is Over)", "Woman", "(Just Like) Starting Over" e "Watching the Wheels".

Recebe Estrela da Calçada da Fama de Hollywood em 30 de setembro de 1988.

Em 2002, John Lennon entrou em oitavo lugar em uma pesquisa feita pela BBC como os 100 mais importantes britânicos de todos os tempos.

Recentemente, em 2008, John foi considerado pela revista Rolling Stone o 5º melhor cantor de todos os tempos.

Foi considerado o 55º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.




Fonte: Wikpédia



Paul McCartney:

Sir James Paul McCartney MBE (Liverpool, 18 de junho de 1942) é um cantor, compositor, baixista, guitarrista, pianista, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico e ativista dos direitos dos animais britânico. McCartney alcançou fama mundial como membro da banda de rock britânica The Beatles, com John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. Lennon e McCartney foram uma das mais influentes e bem sucedidas parcerias musicais de todos os tempos, "escrevendo as canções mais populares da história do rock".[1] Após a dissolução dos Beatles em 1970, McCartney lançou-se em uma carreira solo de sucessos, formou uma banda com sua primeira mulher Linda McCartney, os Wings. Ele também trabalhou com música clássica, eletrônica e trilhas sonoras.

Em 1979, o Livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos.[2] McCartney teve 29 composições de sua autoria no primeiro lugar das paradas de sucesso dos EUA, vinte das quais junto com os Beatles e o restante em sua carreira solo ou com seu grupo Wings.

Paul McCartney é o canhoto e baixista mais famoso da história do rock, embora também toque outros instrumentos, como bateria, piano, guitarra, teclado, etc. É considerado como um dos mais ricos músicos de todos os tempos. Foi eleito, em 2008, o 11º melhor cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Fora seu trabalho musical, McCartney advoga em favor dos direitos dos animais, contra o uso de minas terrestres, a favor da comida vegetariana e a favor da educação musical. Em 1997 foi publicada a biografia intitulada Many Years From Now, autorizada pelo músico e escrita pelo britânico Barry Miles. Sua empresa MPL Communications detém os direitos autorais de mais de três mil canções,[3] incluindo todas as canções escritas por Buddy Holly.

Paul McCartney é vegetariano e já declarou à imprensa como tomou essa decisão: "Há muitos anos, estava pescando e, enquanto puxava um pobre peixe, entendi: eu o estou matando, pelo simples prazer que isso me dá. Alguma coisa fez um clique dentro de mim. Entendi, enquanto olhava o peixe se debater para respirar, que a vida dele era tão importante para ele quanto a minha é para mim". É membro honorário e participante ativo das campanhas do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals, ou Pessoas pelo tratamento ético dos animais, em português). Em 2006 no Grammy Awards ele cantou com Linkin Park e Jay-Z uma versão de Numb/Encore incluindo a sua música Yesterday.




O que eu acho de Paul McCartney:
Acho que Paul foi o Beatle que compôs as músicas mais melódicas, com certeza, foi o que mais trabalhou nos Beatles (naquela época que Lennon estava maluco com a Yoko).


Foi o Beatle que teve a melhor carreira solo e os shows dele são muito legais (eu tenho alguns DVDS e já fui no show dele). Ele compos muitas bonitas como Hey Jude, Let it Be, Mrs. Vanderbilt, Live and Let Die, Band on The Run, Yesterday e outras músicas.


Na minha opinião, o melhor álbum da carreira solo de Paul foi ''Band on The Run'', com muitos sucessos que Paul ainda toca nos shows.


Nos Beatles, acho que o álbum que Paul mais trabalho foi o eleito melhor album do mundo, Sgt. Peppers Loney Herats Club Band, onde ele fez grande parte do album. Ele também foi o Beatle que mais seguiu em frente depois da morte do empresário dos Beatles, Brian Epstein.



                                                     Baixo que Paul usa em todos os shows



O que eu acho de John Lennon:



Lennon foi considerado um grande compositor. Lennon foi o Beatle que mais apoiava a paz mundial e também era o Beatle que na época psicodélica dos Beatles, compôs músicas mais pesadas como Happiness is a Warm Gun, um dos maiores sucessos do album duplo White Album.


As suas canções tinham muitas explicações e algumas tinham um texto que lembrava uma crônica, como A Day in The Life, de Sgt. Peppers.


Na sua carreira solo fez muito menos álbuns que Paul (até fez bastante pra só viver mais 10 anos depois do fim dos Beatles). A música que mais marcou a sua carreira foi Imagine (lá tem provas que John era sonhador), e tem outras que dizem que foi a causa de Mark Chapman, assassino de Lennon, matasse ele, como a música God, em que Lennon diz que não acredita em Jesus.


Sem dúvida, Lennon era um sujeito louco, mas com certeza, Lennon hoje é mito!



                                      Guitarra que John e Paul usavam nos Beatles.



_______________________________________________________________________



Não da para decidir quem é o melhor Beatle, cada um tem seus pontos fortes e fracos, mas em minha opinião, são os Beatles mais inovadores. John Lennon com certeza era o mestre do Rock n Roll e Paul é de um Rock, mais o de John é um pouco mais forte.


BYE, BYE, BYE, BYE...(BYE & BYE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você só não pode ofender ninguém ou ''teclar'' palavrões ofensivos, se você não fizer isso, fico muito agradecido. Um comentário = Uma crítica